IMPOSTOS NO BRASIL.

O parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal determina que o cidadão seja informado com exatidão e clareza sobre os impostos embutidos nos bens e serviços. Mas essa lei tem 15 anos, e os nossos nobres deputados (as) não se preocuparam em regulamentá-la e, portanto, até hoje, essa lei não é aplicada nas prateleiras de nossos supermercados. A incidência de impostos em alguns produtos chegam a incríveis 83,07%.

PRODUTO IMPOSTO PRODUTO IMPOSTO
Cachaça 83,07% Álcool 43,28%
Cigarro 81,65% Amaciante 43,16%
Forno de Microondas 56,99% Ventilador 43,16%
Cerveja (lata) 56% Garfos / Facas 42,70%
Gasolina 53,03% Sabão em Pó 42,27%
Shampoo 52,33% Sabonete 42%
Vídeo Cassete 52,06% Pasta de Dentes 42%
DVD 51,59% Aparelho de Barbear 41,98%
Casa Popular 49,02% Brinquedos 41,98%
Desodorante 47,25% Telefone Celular 41%
CD 47,25% Sabão em Barra 40,50%
Refrigerador 47,06% Saponáceo 40,50%
Condicionador 47,01% Detergente 40,50%
Refrigerante 47% Açucar 40,50%
Telefonia 46,65% Papel Higiênico 40,50%
Torradeira 45,89% Fogão 4 bocas 39,50%
Energia Elétrica 45,81% Automóvel 1.0 39,29%
Tinta 45,77% Biscoito 38,50%
Copos 45,60% Refreso em Pó 38,32%
Água Mineral 45,11% Aparelho de Som 38%
Pratos 44,76% TV 38%
Panelas 44,47% Computador 38%
Esponja de Aço 44,35% Desinfetante 37,54%
Ferro de Passar 44,35% Água Sanitária 37,84%
Vaso Sanitário 44,11% Achocolatado 37,84%
Batedeira 43,64% Suco 37,84%
Liquidificador 43,64% Roupas 37,84%
Carro Acima de 1.0 43,63 Lençol 37,51%

Fonte: http://www.brazil-brasil.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=280

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

75 respostas para IMPOSTOS NO BRASIL.

  1. Mariana Damasio 9ºA disse:

    Esse texto demonstrou muito bem o que é a realidade das leis que infelizmente não são vistas e cumpridas como deveriam em nosso país,além de mostrar tambem que o valor que pagamos de imposto em vários produtos é absurdo.

  2. Artur Zumpano 9ºA disse:

    Eu acho esses impostos justos porém sem resposta para o povo, nós temos que cobrar do governo pela educação e justiça, nós pagamos, e merecemos saúde e educação de boa qualidade mas isso não acontece, na minha opinião o povo nao cobra e os politicos adoram isso.

  3. Pedro Nogueira Godoy (9 ano - B) disse:

    De acordo com tabela que acabei de analisar fiquei assustado pois percebi que em alguns produtos pagamos mais imposto do que o proprio produto. Também acho que os deputados deveriam começar a se importar com a lei federal parágrafo 5º do artigo 150 e tentar fazê-la funcionar, falando e colocando avisos sobre ela.

  4. NOSSA ! Depois de observar o tópico , cantinho por cantinho , deu para observar claramente que metade do valor pago aos produtos aqui no brasil são impostos. Não acho isso uma coisa boa, pois, como falei no outro tópico , eu acho que sem impostos , as empresas terão retorno em dobro do dinheiro investido nos produtos , porque iriam mais pessoas comprar o produto desejado MAIS barato , do que um mais caro.

    Ricardo Sarkis 9 ano B

  5. Eduardo Cesar 9° B sagrado disse:

    Para mim a cobrança de impostos é correta quando eles são utilizados para o bem da população. Ao contrário do que acontece no Brasil os impostos cobrados na Europa são muito melhor utilizados.

  6. Rafaela Damasio Castilho 9º ano A disse:

    Achei o artigo muito interessante, e concordo com ele. Pois as leis são criadas e devem ser cumpridas, inclusive se tratando de nossos gastos para manter o país “funcionando”.
    Devemos saber as taxas extras de imposto que pagamos para podermos ter uma noção de nossos gastos. E para que a lei seja cumprida como deve, devemos exigir nossos direitos.

  7. Lucas Mello 9ºano B disse:

    Eu acho que a cobrança do imposto é correta , mas no Brasil o imposto dos produtos não são divulgados nos supermercados. Fiquei assustado como o imposto no Brasil é alto e que as pessoas só compram aquele produto pois não sabem o quanto estão pagando de impostos , aposto que se o imposto fosse divulgado (o que não é) as pessoas até não comprariam aquele produto

  8. Augusto Monteiro 9º ano B disse:

    Gostei desse tópico e achei muito interessante essa tabela com o valor dos impostos em porcentagem. E isso mostra que muitas mercadorias nós pagamos mais imposto do que o valor da mercadoria. Eu acho que imposto é certo e importante, mas acho também que deveria ser utilizado melhor e ser menor.

  9. Raissa Segal 9° A disse:

    A cobrança de impostos é uma coisa justa e certa para termos benefícios para nossa população como deveria ser. Pelo que vi na tabela praticamente 50% do valor do produto é imposto. Apenas acho que deveriam dar melhor proveito desse dinheiro, como podemos ver, a muita desigualdade social ocorrendo por ai e concerteza esse dinheiro deveria ser utilizado para tentar resolver não só esse grande problema, assim como outros.

  10. Bernardo Gasparini disse:

    Eu acho a cobrança de imposto correta e justa, mas nao nesses valores que são um pouco altos. Nao sabia que 83% do valor da cachaça era de imposto. Na minha opiniao todas as embalagens de todos os produtos devem conter o valor do imposto ou a porcentagem isso ajudaria e informaria o consumidor na hora de comprar o produto.

  11. Zoë Marie _ 9ºano A disse:

    No meu ponto de vista, deveria deixar essa tabela de impostos em todos os supermecardos do Brasil, para informar as pessoas quanto que todos pagam de impostos com as compras diárias.

  12. Ana Luíza Nicolini 9°A disse:

    Obviamente os impostos são necessários para o avanço e a melhora do país. Os benefícios devem voltar para todos nós cidadãos . Mas o que me deixou impressionada foi a alta taxa de impostos referentes aos produtos que pode chegar na faixa de 80,7%. Devemos assim nos concientizar que é necessário cobrar por nossos direitos, cobrando uma educação de qualidade, dinheiro que deve ir para a saúde pública, e para a melhoria de vida de todos. E que além disso os políticos corruptos que desviam verbas ,devem ser punidos o mais rápido possivel. Afinal os brasileiros trabalham e trabalham, e os políticos “metem a mão no dinheiro público”.

  13. André Magalhães França 9ºB disse:

    Eu apoio totalmente a cobrança de impostos nos produtos, porem ao ver esta tabela fiquei realmente impressionado com a alta taxa dos impostos, observei que alguns produtos de primeira utilidade como açúcar podem atingir uma taxa de imposto realmente absurda, e acredito que seja desnecessário tanto imposto assim. Ao cobrar tantos impostos acho que pelo menos os políticos deveriam usá-lo para melhorar a vida dos brasileiros, e não roubá-lo como é feito hoje.

  14. Ana Beatriz Mesquita - 9° ano B disse:

    Ao contrário do que determina o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal o cidadão não é informado com clareza sobre o que acontece com os impostos pagos . Ainda mais impressionante é perceber que os nossos deputados (as) não regulamentaram até hoje essa lei que existe há 15 anos.Mais de 50% do que pagamos em um produto é imposto ,esse dinheiro deveria ser melhor empregado,pois é fundamental para o desenvolvimento do país.

  15. Henrique Agostini 9ºB disse:

    Concordo com a publicação sobre os impostos cobrados no Brasil, porém no sentido de que a lei deva ser regulamentada e a população tenha conhecimento do que paga sobre o que consome. Com as atuais taxas tão altas, ficamos sem opção de escolha pois os impostos ja estão incluidos nos preços finais e o consumidor paga muito mais do que deveria.
    Menos impostos, produtos mais baratos e maior variedade de produtos, fará com que o consumidor adquira muito mais por muito menos.

  16. LUCAS ADOLFO OLIVEIRA (9º B - SAGRADO) disse:

    Esta publicação mostra o descaso dos nossos políticos com relação aos interesses reais da população, principalmente na melhoria das condições de vida dos mais pobres.
    Ao invés de esclarecer o povo sobre esta pesada carga tributária que é cobrada em vários produtos, muitos dos quais essenciais no nosso dia a dia, eles enganam fazendo obras monumentais que visam somente interesses politicos individuais, e também distribuindo dinheiro e alimentos atraves das “bolsas” para nunca acabar com o voto de cabresto.

  17. Thamires Gomes Alvim 9 ano A disse:

    Apesar da cobrança de impostos ser “abusiva”, eu concordo com q cobrança. Entretanto, ela deveria ser bem destribuída na melhoria de vida da população brasileira, como na construção de estradas, no asfaltamento de ruas e construções de novas moradias para acabar com as favelas. Mas as pessoas deveriam se concientizar a respeito da cobrança dos impostos, pois se compramos uma coisa nós temos o direito de seber o que está sendo cobrado pelo governo no dinheiro que estamos pagando. Gostaria que todos fossem consientizados com o que estão pagando, pois dessa maneira as pessoas correriam atrás dos seu direitos. A tabela me mostrou muita coisa, pois é de se surpreender com o que está escrito na tabela de impostos, as pessoas hoje em dia vivem para pagar os impostos e vão morrer de tanto pagá-los.

  18. Acredito que a cobrança de impostos é correta, pois são extremamente necessários para o desenvolvimento de qualquer país, como nas áreas de saúde, educação e bem estar da população. Espero que no futuro essas cobranças sejam mais claras e explícitas no direcionamento dos impostos municipais, estaduais e federais para a população aonde estão sendo aplicados estes recursos.

  19. Andréia Marcondes Bomfim 9ºA disse:

    Eu acho a cobrança de impostos um pouco exagerada mais eu concordo que ela exista. Nós pagamos, mas apenas em poucas situações é que vemos o seu retorno. Os impostos deveriam ser cobrados com um valor mais baixo, mas não deixar de existir.

  20. Andréia Marcondes Bomfim 9ºA disse:

    Eu acho a cobrança de impostos um pouco exagerada mais eu concordo com que ela exista. Nós pagamos, mais só em poucas situações é que vemos isso sendo retribuido. Os impostos deveriam ser cobrados com um valor mais baixo, mas não deixar de existir.

  21. A cobrança de impostos é necessária nao só no Brasil, mas em todos os lugares do mundo, porque é o dinheiro dos impostos que deveria ser usado para melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo benefícios na saúde, educação e em outras áreas. Parte de tal função é cumprida. Mas, olhando a tabela pude perceber que muitas melhorias pendentes no Brasil teriam condições financeiras de serem efetuadas pois boa parte de tudo aquilo que consumimos, é imposto. Espero que em um futuro bem próximo as mudanças possam de fato acontecer para que todos saibam que grande parte dos impostos pagos por nós seja revertido na qualidade de vida da população.

  22. Lucca Mendonça 9ºA disse:

    A cobrança de impostos foi algo que eu sempre achei normal e que é algo que deve realmente acontecer. A cobrança de impostos que transforma o dinheiro público em benefícios para a sociedade, quando usado de forma sensata. Mas ao ver esta tabela percebi que os impostos são muito caros. Alguns produtos tem o preço dobrado pelos impostos, o que é um absurdo. Para mim os impostos devem ser sim cobrados, mas deveriam ser mais baratos.

  23. Bruno Belém disse:

    Pow, os impostos no brasil estão muito caros.. tudo que voce compra, voce paga a metade apenas de imposto, isso é uma injustiça. Se o governo pelo menos usasse o dinheiro corretamente, não teriamos do que reclamar, mais eles não usam, e estão cobrando impostos MUITO caros, sem nenhuma resposta para nós, que pagamos eles.

  24. Lucas .T Chateaubrian 9° A disse:

    De fato, de acordo com a lei, as alíquotas dos impostos são altas. Contudo, as mais elevadas estão nos produtos supérfluos e naqueles que fazem mal a população. A dificuldade de acesso a produtos como cigarro e cachaça geram economia na área publica da saúde do estado. Mesmo assim na média, os impostos são altos e mal administrados. O Brasil tem impostos mais corretos e outros que poderiam abaixar um pouco e estimulando assim a economia, exemplo disso é o IPI

  25. Maria Clara Reis _ 9º A disse:

    A cobrança de impostos só é justa quando temos um retorno do governo , isso nao é no nosso caso , pagamos mais da metade de impostos na maioria dos produtos e ainda nao obtemos resposta do governo . Sem segurança publica, saúde, sem qualidade na educação pública e etc …

  26. Catarina Novaes Quick 9ºA disse:

    Apesar da cobrança de impostos ser cara, fazendo os produtos ficarem mais caros, e que nem toda a populaçao tenha dinheiro para comprar, ela é correta. Mas, se todos estes impostos que são colocados sobre as mercadorias fossem para os benefícios públicos, a população ja poderia ter serviços públicos de boa qualidade. Mas na verdade este dinheiro é usado para outros fins, deixando a população em segundo plano, e fazendo com que as pessoas paguem o maior absurdo em impostos sobre os produtos sem terem em troca uma melhoria na qualidade de vida e serviços.
    Então para que aja uma melhora na qualidade de vida, os deputados ja poderiam estar com essa lei em pratica, fazendo com que as pessoas saibam quanto de imposto tem em cima do produto que esta comprando e assim a população sabera se esta sendo usada na qualidade de vida ou não.

  27. Eu sabia que agente pagava impostos mas não sabia que eram TÃO altos, chegando em alguns casos à quase 85%, isso é um absurdo! É claro que a cobrança é necessária para o desenvolvimento do país mas só quando a retorno para a sociedade em educação, bem estar, saúde. E como todos nós sabemos esse retorno não existe. Então me pergunto: O que esses políticos estão fazendo com o dinheiro do povo? Temos que exigir que essa lei federal parágrafo 5º do artigo 150 seja cumprida e a população tenha consciência do tanto que paga de imposto já que os impostos veêm incluídos no preço final dos produtos!

  28. Clara Rohlfs - 9 º ano A disse:

    É impossível governar sem que haja a cobrança de tributos que possam desenvolver projetos na área de saúde, educação, saneamento básico e investimentos que visem, principalmente, a criação de novas oportunidades de trabalho. Entretanto, acredito que os impostos são altamente onerosos para o povo, havendo uma necessidade de reformular esses valores. Só assim vejo o nosso país cada vez mais progredir e alcançar objetivos que nos dêem uma vida saudável e tranqüila. Como complemento, digo que me preocupa a falta de honestidade dos nossos políticos na aplicação dos recursos provenientes dos impostos arrecadados.

  29. Rafael hudson 9ºb disse:

    Li a tabela, vi que muitos produtos sao amentados pelo impostos, e que é um absurdo isso, altas taxas, e que isso esta totalmente errado,imposto devem ser cobrados,mais nao com esse grau de taxas,si ouvessi uma diminuiçao dessas taxas poderiamos ter um avanço muito grande,onde abria espeçopara outras pessoas comprarem,e almentaria a venda de muitos produtos

  30. Amanda Miranda de Souza 9anoA disse:

    Eu observei que hoje em dia os impostos pagos estão muito elevados, e nao estao explícitos no momento da compra. Observei também que produtos que contém alcool como por exemplo o cigarro, a cachça e a cerveja tem um imposto maior, provavelmente, porque não há interesse do governo em facilitar o consumo. Percebo que produtos de necessidade básica, os impostos são bem mais reduzidos.

  31. Lorena Gabriela, 9B disse:

    Obviamente, a cobrança dos impostos é correta, afinal, é uma das maneiras que o governo encontra para angariar fundos para atender as necessidades da população. O errado é o desvio do dinheiro cobrado, e também o valor, acima do que deveria ser. Na cachaça, por exemplo, o valor do imposto é cerca de 83%, o que chega a ser um “roubo”, uma vez que os impostos não estão sendo usados somente para benefício da população. Se fosse assim, o Brasil seria não um país desenvolvido, mas teria muito mais condições de tornar-se um.

  32. Marina Moretzsohn - 9º ano A disse:

    Todos sabemos que a cobrança de impostos é essencial, e que não deve deixar de acontecer. Porém, acredito que, a partir do momento que essas altas cobranças não voltam na forma de melhorias nos serviços para a população, elas começam a não fazer sentido. E é isso que acontece na maioria das vezes aqui no Brasil. Cada vez mais o governo aumenta essas taxas, como podemos observar acima, e nem sempre esses aumentos são acompanhados de melhorias dos serviços públicos, da qualidade de vida da população. É por isso que cada vez mais as pessoas não se conformam em pagarem impostos tão elevados nos preços dos produtos, para melhorias tão insignificantes !

  33. Flávia Gonçalves Costa- 9 ano A disse:

    A cobrança de impostos no Brasil é muito alta. Achei um absurdo que um CD tem 47,25% de impostos cobrados. Afinal na maioria das vezes é por este elevado preço que pessoas compram CD’s piratas. Mas devemos entender também que impostos são necessários para arcar com as despesas na saúde pública , educação e muitas outras coisas.

  34. Camila Arndt de Almeida 9° B disse:

    Eu acho isso um grande problema do governo brasileiro, pois nos dizem para vigiar o que os deputados fazem com o dinheiro público mas nós não sabemos o tanto que é recolhido como imposto, por isso concordo que essa lei deveria ser aplicada como nos Estados Unidos, ou seja, na nota fiscal apresenta o valor que será arrecadado pelo governo.

  35. Eu acho que isso acontece por que no Brasil ainda temos muitos cidadãos que nem percebem que estao sendo enganados, é pura ignorância.. Com isso, não há reclamações, e então os deputados, não se sentem na obrigação de fazer nada a respeito. Por mais que tenha pessoas que se importam com isso, e fazem questão de demonstrar isso, com raclamações e etc.. Podemos perceber que não é o suficiente ! Acho muito importante que cada um tenha consciência do que estão pagando, e devemos passar essas informações adiante, para que cada vez mais o cidadão brasileiro tenha a noção do que é ser um cidadão ! E assim, veremos que o povo ficará mais exigente, com isso haverão melhoras em tudo ! é uma questão de educação !

  36. Laila Blanc Árabe - 9° A disse:

    Eu acho que todo consumidor tem o direito de saber quanto de imposto é recolhido no produto consumido, só assim poderemos controlar as ações do governo. Muitas vezes, devido a esses valores que não constam nas notas fiscais, os preços variam radicalmente e não sabemos o porquê. Agradeço ao blog por nos informar o que não é feito pelo governo!

  37. Camila Arndt de Almeida 9° B disse:

    Eu acho que isso é um grande defeito no governo Brasileiro, pois nos dizem que devemos vigiar o que fazem com o dinheiro público arecadado, mas nós não sabemos o quanto. Acho que nosso governo deveria fazer igual aos Estados Unidos, ou seja, incluir a porcentagem dos preço dos impostos pagos na nota fiscal.

  38. Larissa Franco - 9° A disse:

    A meu ver, realmente estamos pagando muito caro na cobrança de impostos, é claro que precisamos contribuir para o governo, mas também precisamos de uma volta, de utilizar realmente este dinheiro para a população, e como isto geralmente não acontece, vamos ter que reivindicar nossos direitos, primeiramente indo até os politicos, deputados, que ficam com o dinheiro do povo, sem nem mesmo provar o que fazem com ele!

  39. alberto augusto 9 A /N 1 disse:

    Os impostos sao importantes para melhorar a situacão da nossa sociedade, melhorando o meio em que vivemos, para isso que pagamos os caros impostos, para termos uma boa qualidade de vida. Mas infelizmente muitos destes impostos sao desviados para bens próprios ao invés da sociedade. Devemos pagar os impostos e precisamos mudar como eles são “encaminhados”.

  40. hermes vinicius 9 ANO A n 22 disse:

    Pagamos caros pelos impostos, com a finalidade deles voltarem para o povo atraves de beneficios na Saúde, Educação, transportes e saneamento … Mas se pensarmos bem, eles tão em falta para muita gente. Os hospitais estão sem atendimento médico, as ecolas com baixo nivel de educacão. Eu acho que nossos lideres tem que pensar primeiro na sociedade e depois no seu consumo, por enquanto que eles ganham as pessoas na rua.

  41. Maria Clara de Almeida R. / 9ºA disse:

    Eu penso que o certo a ser feito era colocar essa tabela em todos os supermercados ( como a Zoe falou ) para as pessoas terem noção do que pagam e para onde o dinheiro delas vão. Fiquei abismada porque nós não temos retorno por tão caros impostos pagos, e isso é uma péssima realidade pro nosso país .

  42. alberto augusto 9 A /N 1 disse:

    Os impostos sao formas de melhorar nossa vida na sociedade: Com planos de saude, direito de ir para escola, meios de transporte… E tudo que compramos, qualquer produto, a maioria do dinheiro gasto vai para o governo, que ao inves de dar esses benefícios à população, torna-se corrupto e desvia nosso dinheiro. Temos que mudar a forma politica-administrativa para que possamos receber esses importantes direitos de cidadãos.

  43. Lucas Pimenta 9º Ano B disse:

    Acho certa a cobrança de impostos, e também achei essa tabela de impostos muito interessante. É bom as pessoas saberem quando pagam de impostos nos produtos que compram, mas também achei esses impostos bem altos, alguns impostos são até mais caros que o próprio produto.
    Nós pagamos os impostos sim, mas em troca queremos educação de qualidade, saúde e boa qualidade de vida, mas nada disso é feito. Temos que cobrar dos políticos quanto a isto, mas poucos cobram, e por isso que não conseguimos o que queremos.

  44. Matheus Gomes Rocha 9º A disse:

    Eu sabia para que serve os impostos e porque nos pagamos ele. Mas não fazia idea que os impostos são tão caros chegando ate 85% do valor de um produto. O problema é que nos pagamos caro no imposto e nao recebemos nada em troca porque a política do Brasil nunca foi boa.

  45. Daniel Henrique Borges Domingues 9 ºB disse:

    Os impostos sao realmente absurdos. Se o governo fizesse o bom aproveito desse imposto até que seria viável, mas nos pagarmos esse absurdo para nao ser bem distribuído é uma falta de respeito com a população.

  46. Fernando Scarpelli 9º A disse:

    É uma vergonha saber que esta lei ja foi aprovada e ainda sim não é cumprida. A cobrança de imposto é sim fundamental, pois é o que move o país. Porém no caso do Brasil, os impostos são absurdamente caros e mesmo assim o país não usa nem 50% dos impostos arrecadados em obras públicas.

  47. Heitor de Las-Casas Barbosa 9 ano B disse:

    Eu acho muito importante a cobrança de imposto pois ela está vinculada a qualidade de vida da população, porém alguns impostos eu acho que são um pouco exagerados, pois são mais altos do que o valor do próprio produto

  48. André Coelho 9A disse:

    Achei o texto muito interessante, e a tabela me mostrou o quão caro são os impostos no nosso país e acho um absurdo o não comprimento da lei citada no parágrafo, que até então não conhecia.

  49. Víctor Figueiredo do Valle 9 B disse:

    O povo brasileiro é conhecido por ser trabalhador . Do trabalho mais humilde ao nobre, a dignidade é a mesma.
    O imposto brasileiro de todos os tipos são altos. A cobrança do imposto é correta, sem ela o país não cresce. O que é correto é o dinheiro ser aplicado de volta para o benefício da população, tantos em escolas, hospitais, obras públicas, tecnologia, etc.
    O que deveria existir nas lojas, em cada produto, uma etiqueta informando o imposto sobre o produto porque é direito do brasileiro saber esta informação.
    Achei muito importante este tópico, pois a maioria de nós não sabíamos disso, e fiquei muito impressionado como é grande a porcentagem do imposto no valor do produto. O que nos faz pensar pra onde vai tanto dinheiro assim?

  50. Luísa Trópia 9ºB disse:

    O que mais assusta é o fato de consumirmos estes produtos em nosso dia-a-dia sem ao menos saber o quanto pagamos de impostos. Seria muito mais certo, e justo, que estas porcentagens fossem mostradas ao comprador. Por mais que os impostos sejam importantes, não deveriam ser tão caros. Mas já que são, deveriam ser utilizados pelo governo com mais sabedoria.

  51. Débora Gontijo 9 ano A disse:

    Os topicos mostram claramente que pelo menos metade dos produtos pagos aqui no Brasil são impostos e isso sem o conhecimento da população, pois os impostos não são divulgados nos supermercados.
    Os impostos para mim são muito caros porém nescessários, pois pagando-os garantimos para sociedade saúde e educação. Mais como sabemos aqui no Brasil os impostos não tem esse resultado.

  52. Júlia Paskauskas 9ºB disse:

    Analisei a tabela e percebi que a maior parte do que pagamos para comprar coisas, as vezes do nosso dia-a-dia, são para os impostos. O imposto está vinculado a qualidade do país, mas nem sempre é distribuido como deve, e isso é errado pois se pagamos impostos tão caros devíamos receber boa qualidade de vida em nosso país, e não é isso que vemos por aí.

  53. Ana Boross 9º B disse:

    Os impostos são muito altos o que torna os produtos muito caros. Esses extras que deveriam trazer benefícios a população não são usados de forma adequada, se a pessoa quiser o básico com qualidade deve pagar aparte como escola particular, plano de saúde, etc… Então os senadores por respeito aos cidadãos deveria nos informar o quanto contribuímos pelo nosso país.

  54. Luíza Figueiredo Nascimento 9 ano B disse:

    Após a leitura do texto e da tabela , pude perceber que as taxas que pagamos de impostos são muito altas e que pelo menos parte disso poderia ser revertido para a população de uma forma que melhore a condição de vida , ajudando principalmente na educação , saúde e esporte .

  55. Alice Laterza 9B disse:

    Eu acho que seria fundamental a regulamentação dessa lei pois assim saberíamos o quanto estamos contribuíndo para a melhoria de nosso país. A cobrança de impostos deveria ser vinculada à qualidade de vida em nosso país, porém é feita de maneira abusiva, fazendo com que nem todos tenham acesso à todos os produtos, por isso acho que o governo deveria encontrar outra maneira de arrecadar dinheiro.

  56. Laura Paulinelli 9ºA disse:

    Pude perceber com a tabela de impostos apresentada, que a maior parte do preço de venda dos produtos são os impostos. Além de serem muito caros, nós não temos o retorno por parte do governo. Eles deveriam utilizar melhor estes recursos na infraestrutura do país, e principalmente na saúde e na educação.

  57. Matheus Giuliano Giovanini 9 ano A disse:

    Eu acho que o imposto é correto quando utilizado para o bem da população, mas sem exagero. Com a tabela pude perceber que são muito altos impostos dos produtos e na hora achei que o governo podia fazer algo para melhorar esses preços, ou então utilizá-lo para o bem da população.

  58. Kevin Medeiros 9A disse:

    Eu achei muito chocante que os impostos chegam até 83,07% do preco do produto sendo vendido. Na minha opiniao os impostos deveriam ser informados aos compradores, desse jeito todos saberiam quanto estão pagando por impostos e cobrar esse dinheiro do governo em modo de serviços públicos como a reforma de ruas ou hospitais públicos.

  59. Rafael Salles - 9º A disse:

    Depois de observar este tópico e a tabela, pude chegar a conclusão de que temos uma lei muito importante e que não é cumprida.
    Todos os produtos presentes na tabela, tem 37%, ou mais de imposto.
    Já a cachaça chega a incríveis 83,07%, e o cigarro a 81,65% de imposto.
    Acho um absurdo pagarmos impostos muito altos em alguns produtos.

  60. Marco Paulo Amorim 9°ano A disse:

    Apos ler a tabela fiquei surpreso com os altos valores cobrados pelos impostos e acho que os impostos são muito importantes, mas esses valores exagerados demonstrados na tabela deveriam ser controlados pelo governo, pondo em pratica uma lei para diminuir os valores cobrados.

  61. Barbara Daros 9 ano B disse:

    É incrível olhar essa relação de valores produtos/impostos, que nos mostra como o preço dos produtos sobem em função dos impostos.
    É bom informar também para as pessoas que não estavam informadas, sobre como os impostos fazem o preço dos serviços subirem. É triste ver como nossos deputados, prefeitos, governadores, deixam este assunto tão importante, sem ser divulgado. Todos tem o direito de saber o quanto gastam com o imposto sobre o produto e serviços, isso é uma lei! O cumprimento desta lei não interressa ao governo e aos políticos. Pois, quanto mais pagarmos impostos sem reclamarmos sobre o nosso direito, mais eles lucram com nosso esforço e salários.

  62. Bernardo Costa Guerra - 9º A disse:

    A cobrança de impostos sobre produtos é, sem marjem de dúvidas, correta. Mas há um porém. O dinheiro que o governo arrecada com os impostos de cada produto deveria voltar para quem os paga (nós), mas não em dinheiro, em benefícios como acesso de toda a população a saúde, segurança, etc. Mas não podemos deixar de lado um fato exposto no texto e nos números. Na maioria das vezes pagamos, em impostos mais da metade do preço “real” do produto. E se o governo usasse o dinheiro para aumentar a qualdidade de vida das pessoas e não usassem o dinheiro apenas para mostrar rostinhos bonitos na televisão, carros importados, viajens pro exterior de jatinho e dessem um jeito no nosso país, estaria mais doque certo cobrarem um imposto alto. Mas isso (infelizmente) não é o fato, e para a maioria dos brasileiros, isso é normal, eles não correm atraz dos seus direitos! E isso só mostra, só dá mais uma prova para os concientes do problema e para os de fora que nós somos cidadãos de 3º mundo e que não temos forças para crescer. Isso não passa de um absurdo feitos pelos governantes mal-caráter que nós deixamos governar nosso país de forma obsoleta, que só cuidam do próprio bem estar e não ligam para o resto da população, não ligam pra calamidade que estão causando cada vez mais e mais. O imposto deveria ser reduzido bruscamente, mas não só para termos mais dinheiro no bolso e pagar menos pelos produtos, mas para diminuir as casas decimais das contas dos senadores, governadores e presidente que não têm sequer 1% de desconfiômetro sobre oque causam no nosso país. ROUBAR É CRIME!

  63. Isabela Pimentel 9 ano B disse:

    A atidude dos nossos deputados, prefito e governadores está completamente incorreta em relação a nossa própria sociedade . Como os próprios políticos dizem, fazemos parte de um todo e é por este motivo que deveríamos saber para onde vai todos os nossos gastos absurdos por causa do impostos . É preciso que a sociedade se conscientize de que é uma lei sabermos para onde vai o dinheiro que gastamos sobr o imposto ! por isso devemos lutar para que essa lei se concretize .

  64. Helena Dell'Isola 9º B disse:

    A cobrança de impostos, se fosse corretamente divulgada, com toda certeza seria a melhor forma de um avanço notável do país mas, como o imposto muitas vezes não vai diretamente para melhorias do país e muitas vezes é desviado para o bolso de corruptos, sempre ficamos com um grande receio em pagar os impostos. A divulgação do valor pago pelos impostos, daria maior consciência ao cidadão e mais tranquilidade no pagamento.

  65. Theo Menezes disse:

    Na minha opinião o povo deveria cobrar o comprimento da que lei determina que o cidadão seja informado com exatidão e clareza sobre os impostos embutidos nos bens e serviços pois sabe que o governo vai fazer de tudo para adiar a aplicação dessa prova e não fazem nada além de reclamar, desse modo saberias o valor que estão pagando de imposto e cobrarem esse dinheiro do governo na forma de serviços públicos com construção de hospitais e escolas de boa qualidade. na minha opinião os impostos são necessários para o desenvolvimento do Brasil mas sou a favor de impostos mais baratos já que o dinheiro não é gasto corretamente. eu não acho tão absurdo que alguns impostos cheguem até 83,07% pois o produto que tem esse imposto é a cachaça e se no preço da cachaça não houvesse o imposto tão alto, o valor desse produto o valor do produto seria muito baixo o que aumentaria o numero de alcoólatras no país.apesar de concordar com a cobrança de impostos acho muito caro que mais de 50% do valor que pagamos nos preços dos produtos .

  66. Gustavo ituassu Gantus 9º ano B disse:

    Essa tabela me impressionou bastante, pois se nao fosse o impost as coisas seriam consideravelmente mais baratas. Ou seja o imposto é um dos fatores que encarecom nossas mercadorias.

  67. Pedro Faria disse:

    Além de ficar surpreso com o alto valor de impostos, podemos perceber que essa grande parcela de impostos não é usada para melhorar nossa qualidade de vida, podemos perceber isso claramente observando que temos filas enormes em hospitais publicos, alto nível de violência, muitas crianças de regiões pobres não tem onde estudar, etc… Acho que temos que começar a fazer alguma coisa para melhorar isso.

  68. Rachel Gouvêa Rattes disse:

    Após ler e observar a tabela podemos perceber o quanto os impostos fazem diferença no preço de um produto. Apesar de serem necessários, no Brasil, por terem má ultilização considero um absurdo. O governo ultiliza muito mal e nós acabamos pagando duas vezes o valor.

  69. Arthur Bouchardet 9ºA disse:

    O imposto sobre consumo representa quase 50% da carga tributária do Brasil. Esse dado é bastante cruel já que o valor do imposto é o mesmo para toda a população, ou seja, a população de baixa renda arca com um ônus maior do que a de alta renda.

  70. Maria Marta Gonçalves disse:

    Parabenizo a iniciativa desse projeto, que tem como cunho conscientizar os alunos dos seus direitos e deveres como cidadãos. Espero, que no futuro bem próximo, esses jovens possam também fazer a sua parte em suas áreas profissionais atuando de forma responsável e exercendo de fato a sua cidadania.

  71. Gabriel Farah disse:

    Eu sabia da existência dos impostos, mais não tinha nem idéia de que era tão alto como, por exemplo, a cachaça que chega a 83,07% do valor do produto isso significa que mais da metade do preço do produto é imposto, eu também notei que os dois produtos com os maiores impostos são a cachaça e o cigarro que são muito consumidos pela população brasileira, infelizmente acho que isso não seja mera coincidência.

  72. Gustavo Rosa 9ºB disse:

    Eu acho correto a cobrança de impostos , mas nao fazia nem ideia de que ela era tao alta.Por exemplo a cerveja (lata) 56% de imposto, Cigarro 81,65%. O imposto deveria ser mais baixo poque nem sempre ele é utilizado para a nossa saude, ou para o nosso bem.

  73. Letícia Durso 9a disse:

    Em minha opinião a cobraca de impostos é correta, porém é incorreto como o dinheiro dos impostos são gastos, as verbas que deveriam ser investidas em educacão , saúde , saneamento básico e preservacão dos espacos públicos da cidade , muitas vezes são desviadas para interesses pessoais dos politicos.
    Perante ao mau uso do dinheiro conclui-se que os impostos são absurdamente e desnessariamente caros.

  74. Eu acho correto a cobrança de impostos no Brasil, mais eu acho que não deveria ser tão alta .O povo brasileiro paga altíssimos impostos para não ter nenhum retorno e só uma parcela da população se beneficia deste tributo ,por exemplo brasileiros morrem na fila dos SUS e UPA e deputados constroem castelos para eles,por isso acredito que enquanto não ouver uma mudança governamental continuaremos no mesmo lugar.

  75. Giovanna Masci 9 a disse:

    É incrivel como no Brasil os políticos ”escondem” de nos a realidade.Um lei tão importante nao é divulgada para a população para que nao haja controversia sobre os impostos que pagamos. Não é justo não sabermos para onde vai o nosso dinheiro.Devemos estar conscientes sobre o destino de nosso trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s