A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E OS IMPOSTOS.

LUTA do povo brasileiro contra a cobrança de IMPOSTOS ABUSIVOS vem de longa data. O caso mais célebre ocorreu em Ouro Preto com “A Inconfidência Mineira”. Esta um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno Ciclo do Ouro. No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Vale lembrar também que, neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses em forma de impostos. Aqueles que eram pegos com ouro “não quintado” (“sem  ter pagado o imposto”) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano). Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças e impostos. Nesta época, Portugal criou a Derrama. Esta funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.
Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Embora fracassada, podemos considerar a “Inconfidência Mineira” como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra os impostos abusivos e opressores. Talvez fosse a hora dos mineiros se rebelarem novamente e promulgarem uma nova “Inconfidência Mineira da era moderna” contra a sobrecarga de impostos do nosso país.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/inconfidencia_mineira.htm

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

63 respostas para A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E OS IMPOSTOS.

  1. Mariana Damasio Castilho disse:

    O texto demonstra claramente que a cobrança de impostos acontece desde um período importante para a história do Brasil a Inconfidência Mineira e que essa cobrança de impostos excessivos, já era motivo de decontentamento por parte da população.
    O texto revela também a possibilidade de uma nova ¨Inconfidência Mineira da era Moderna¨, acho que movimentos como esse para baixar os impostos seriam interassantes para alertar a população.

  2. Ana Luíza Nicolini 9°A disse:

    Como vemos a cobrança de impostos abusivos sempre ocorreu desde as épocas mais e mais antigas, quando os portuqueses retiravam seu quinto de ouro das minas . Este fato da inconfidência mineira,foi também uma luta da população, contra o abuso das autoridades em relação a este aspecto.Apesar de não ter funcionado, a revolta acabou indo por água a baixo . Devemos assim pensar que devemos também tornar nossas as lutas contra os altos impostos . Obviamente, a sociedade evoluiu, as pessoas do mundo de hoje devem se tornar informadas sobre para onde está indo o seu dinheiro, e serem capazes questionas ao governo o tempo todo, afinal com o passar do tempo o país se tornou democrático, e os trabalhadores devem lutar pelo seu direito.

  3. Lucas Mello 9ºano B disse:

    Como mostra no texto a cobrança de impostos vem desde o século XVIII, como o proprio texto mostra a combrança do imposto era alta e que desde aqueles tempos o povo a população lutava para que o imposto fosse cobrado não tão alto.
    Eu acho, que poderia haver sim uma ”Inconfidência Mineira da era moderna” para que a população tomasse consciência de que os impostos hoje são muito caros.

  4. Pedro Nogueira Godoy ( 9 ano B) disse:

    O texto esclarece que a cobrança de impostos ocorre na historia de MG e do Brasil (pela inconfidencia mineira ), que vem sendo cobrado um preço muito alto pelos impostos que toda a população rica e pobre paga.
    E também concordo com o texto no sentido de fazer um novo movimento para abaixar os impostos do país.

  5. Heitor de Las-Casas disse:

    O texto mostra que a cobrança de imposto existe há muito tempo, no século XVIII os impostos eram altissimos os governantes não se impotavam com as condições de vida da população simplesmente cobravam os impostos e puniam quem não os pagava corretamente. Seria bom que hoje houvesse uma inconfidência mineira para que o povo possa se manifestar mostrando estar satisfeitos ou não com os impostos.

  6. Pedro Nogueira Godoy ( 9 ano B) disse:

    Acho que os impostos de hoje são altos, mas não se comparam aos do tempo da inconfidência Mineira que eram realmente absurdos. Acho que devem existir grupos de pessoas até hoje que discutem a cobrança de impostos porém faltam manifestações para que diminuam os impostos.

  7. Rafaela Damasio Castilho 9°A disse:

    Com este texto podemos observar que a absurda cobrança de impostos ocorre há vários anos. Mas ha uma grande diferença, na época da colonização portuguesa sabíamos para onde o dinheiro ia, para os cofres portugueses.
    Mas hoje em dia, pelo menos, nos passam uma idéia de para onde o dinheiro arrecadado pelos impostos deve ir. Mas muitas vezes não vai, vai para o bolso de alguns corruptos que ajudam a governar nosso país.

  8. Augusto Monteiro 9º ano B disse:

    Fiquei impressionado ao saber que os impostos são altos a muito tempo, e que dês de muito tempo os brasileiros estão lutando para que abaixem o valor do imposto. E realmente seria bom esse novo movimento para saber a opinião das pessoas, o que elas pensam sobre os impostos, e a chance de abaixar eles.

  9. Raissa Segal 9 ° A disse:

    O que podemos perceber no texto retratado acima era que, a cobrança de impostos era existente desde a INCONFIDÊNCIA MINEIRA e podemos perceber que o governo nunca se preocupou em relação a população, sempre quis ganhar acima de tudo e de todos. Devemos lutar para uma melhora. Um novo movimento teria seus pontos positivos e negativos.

  10. Eduardo Cesar 9° B sagrado disse:

    O pagamento abusivo dos impostos vem deste o tempo colonial , sem que recebemos em troco o imposto pago. Hoje trabalhamos 5 meses por ano apenas para pagar os nossos impostos, não temos boas escolas publicas, os professores são mal remunerados, nosso sistema de saude não atende a população, somos obrigados a pagar planos particulares para termos direito a um atendimento decente. Nossas estradas estão em pessimos estados de conversação, procando diversos acidentes com perda de vidas. Portanto já está na hora realmente de fazermos a nova inconfidencia mineira.

  11. Dominique Hayduk Montecino - 9°B disse:

    Se compararmos os impostos daquela época com a de hoje, não era tão alto assim, pois hoje pagamos taxas altíssimas muito mais do que os 20% que eram cobrados pelo governo portugues. Então, podemos ter muita saudade dos tempos passados, pois nem se comparam com os tempos de hoje.

  12. Andréia Bomfim 9ºA disse:

    O texto mostra claramente o que vivemos até hoje. Tendo que pagar impostos no que temos e no que precisamos ter. O valor dos impostos é muito grande e quem não os paga sofre com as consequências. Todos deveriam se concientizar e fazer algo para isto.

  13. Guilherme Saffran Pires 9a A disse:

    Podemos ver nesse texto que a cobrança de impostos ja era abusiva desde muito tempo atrás.O pior de tudo é que os impostos não voltam para nós em forma de beneficios.Hoje, as pessoas no Brasil presisam trabalhar 5 meses por ano apenas para pagar impostos.Porém se nós compararmos com antigamente, eles não pagavam tantos impostos.

  14. Zoë Marie 9°A disse:

    Desde que a época colonial os impostos eram excessivos em várias maneiras e até hoje continua assim, e só lutando pelos direitos o Brasil vai conseguir que os impostos chegam a um preço razoável.

  15. Laila Blanc Árabe 9 ano- A disse:

    Desde sempre a população brasileira combate os altos impostos e o texto mostra muito bem isso. A grande diferença eh que, naquela epoca, o ouro era mandado diretamente para a Europa, ou seja, sabiamos para onde ele ia; hj em dia, nao temos certeza se o dinheiro arrecadado vai para onde deveria ir ou para o bolso dos corruptos. Eu acho que, em relação a ultima frase, ” Talvez fosse a hora dos mineiros se rebelarem novamente e promulgarem uma nova “Inconfidência Mineira da era moderna” contra a sobrecarga de impostos do nosso país. ” devemos primeiro combater a corrupção, e, depois combater as altas taxas.

  16. Caique Caetano 9°A disse:

    Como podemos ler nesse texto a cobrança de impostos acontece desde essa época. Acho que hoje todos deveriam fazer movimentos como esse (não exatamente, mas com o mesmo objetivo), para que fiquem mais baratos os impostos, acho também que todos devem ter orgulho dessas pessoas que lutaram pelos seus direitos e tomar isso como exemplo, para que lutemos e reivindiquemos o que temos direito.

  17. Marina Moretzsohn - 9º ano A disse:

    Como vimos no texto acima, a alta cobrança dos impostos não é coisa dos dias atuais, começou no Brasil desde a Inconfidência. Como conseqüência, a insatisfação popular também permanece, e aumenta cada vez mais. Sabendo disso, talvez fosse hora de uma nova inconfidência sim, mesmo que sem resultados imediatos, poderia abrir espaço para novos tipos de pensamentos e atitudes por parte dos governos.

  18. Camila Arndt de Almeida 9° B disse:

    Esse texto mostra que a vida dos brasileiros com os impostos, que vem sendo dificil a muito tempo, claro que hoje elas são mais baixas que antes (mas elas estão em tudo o que compramos, desde uma balinha até o arroz e feijão). E muitas pessoas que não tem uma renda para manter a familia, por isso que muitas crianças estão por ai, nas ruas pedindo esmola, para se alimentar.

  19. Larissa Franco - 9° A disse:

    Esse feirão é realmente muito importante, com a injustiça que acontece é preciso reivindicar os direitos, correr atrás do que é nosso, e fazer com que os candidatos nas eleições cumpram seus mandatos, suas promessas e que assim, os de baixa renda, possam ter uma vida mais digna!

  20. Thamires Gomes Alvim 9 ano disse:

    O povo brasileiro vem desde antigamente correndo atrás da dimimuição dos impostos cobrados pelo rei.Mas antigamente era mais caro do que hoje em dia,e com isso o povo dava mais valor.Será que o imposto vai ter que almentar para o povo correr atrás do prejuiso?Espero que eles acordem antes da derrama acontecer. Então vamos correr atrás do prejuiso,e lutar contra o almento dos impostos.

  21. LUCAS ADOLFO OLIVEIRA (9º B - SAGRADO) disse:

    O abuso contra cobrança de impostos ocorre no Brasil há vários séculos como podemos ver.
    Alguns movimentos foram feitos, e hoje em dia surge a necessidade de todos nós, jovens em formação, já nos mobilizarmos conscientemente para acabarmos com este abuso que é praticado aqui no nosso país.

  22. Maria Clara Reis - 9° A disse:

    Diante deste texto podemos ver que a cobrança de impostos vem sendo cobrada de maneira incorreta desde muitos anos atrás . Devemos lutar pelos nossos direitos pois antigamente já estavam insatisfeitos com essa cobrança e hoje pagamos muito mais do que pagavam antes para não termos retorno nenhum do governo .

  23. Gustavo Rosa 9ºB disse:

    Com esse texto podemos ver que os impostos não são atuais, eles existem a muito tempo na verdade. Alguns movementos foram feito contra a cobrança de impostos e acho bem justo. Era um absurdo a cobrança que os portugueses faziam ao Brasil, como: 20% do ouro encontrado era dos portugueses, e se eles não fossem pagos iam ate a casa das familias e pegavam seus imoveis ate a divida ser paga. Hoje em dia os impostos ainda são caros, mais não como antigamente. E até hoje algumas familias não tem como paga-los e sofrem com as consequencias.

  24. Gabriel Farah 9°B disse:

    Com a leitura desse texto nos percebemos que a cobrança de impostos não é uma coisa que foi criada hoje em dia, ela já existia há muito tempo atrás, tanto que o texto fala que 20% do ouro encontrado no Brasil iam parar no cofre de Portugal. Lógico que na época o Brasil era uma colônia de Portugal.

  25. Lorena Gabriela, 9B disse:

    O texto é útil para abrir os olhos daqueles que não acham o imposto brasileiro alto. Se lerem os livros de História, sobre a Inconfidência Mineira, e descobrem que antigamente eles pagavam 20% da quantidade total de ouro que eles arrecadavam. Hoje em dia, o brasileiro paga cerca de 35% de impostos e a população acha um preço justo! Seria talvez próximo de ser justo caso ele voltasse como melhorias para a população pobre, mas, diferente disso, só vai para o bolso dos que não se importam.

  26. Clara Rohlfs Naves - 9° A disse:

    Achei o texto muito interessante e concordo com a ideia de criar uma Inconfidência Mineira da era moderna, desde que tal atitude venha a mobilizar as pessoas, que tenha realmente repercussão, não repetindo o mesmo ocorrido na época da Inconfidência, quando seus idealizadores não conseguiram atingir seu objetivo.

  27. Débora Gontijo 9 ano A disse:

    O texto acima demonstra claramente que a cobrança de impostos abusivos não é um assunto abordado só nos dias de hoje, mais sim um assunto de longas datas, desde a inconfidencia mineira que foi a luta popular pela exenção da cobrança de impostos em relação ao ouro, denominada de quinto.

    O texto possibilita percebermos que nós dias de hoje se acontecesse uma nova inconfidencia mineira como a Ana Luisa Nicoline abortou no seu comentrio, seria interessante para a população se alertar e o governo abaixar os impostos.

  28. Ana Boross 9º B disse:

    Desde os tempos do Brasil Colônia os brasileiros são explorados através de impostos excessivos. A inconfidência mineira foi um movimento que tentou barrar a cobrança abusiva de impostos, além disso, não havia nenhum retorno para a população. Não acho que a saída seja criar uma nova revolução, e sim, escolher e vigiar melhor os políticos em que votamos para nos representar.

  29. Catarina Novaes Quick 9ºA disse:

    Este texto nos mostra que a cobrança de impostos vem desde o século XVIII, sendo impostos abusivos por parte do governo, porem nesta epoca houve a revolta dos inconfidentes contra esta cobrança indevida,mas não houve muito sucesso.
    Os impostos são cobrados até hoje e por valores muito caros, na qual nem todos tem condições de pagar, e para dar chance a essas pessoas de terem uma vida mais digna , deveriamos fazer uma nova inconfidencia, para ver se os governantes abrem seus olhos, para ver o quanto é caro os impostos e que nem todos tem condiçoes de paga-los

  30. Philip Ley Alves - 9ºB disse:

    Como vemos na reportagem, os impostos altos sao cobrados desde muito tempo atras, e como hoje em dia o povo também não estava satisfeito. A inconfidência mineira foi um exemplo de movimentocontra isso tudo e que deveria ser praticado mais vezes mesmo tendo falhado na primeira vez. Hoje em dia qualquer um deve saber para onde vai seu dinheiro e para que ele é usado.

  31. Maria Clara de Almeida R. / 9ºA disse:

    Eu acho isso um absurdo pois eu não acho os impostos desnecessários mais isto não era imposto tinha outro nome : EXPLORAÇÃO e não devemos permitir que nos façam de bobo pegando nosso dinheiro dessa forma , acho que nos rebelar não é a palavra certa pra fazer justiça mais sim tentar melhorar esta situação de uma forma justa .

  32. Flávia Gonçalves Costa ; 9ano A disse:

    Este fato da inconfidência mineira,foi também uma luta da população, contra o abuso das autoridades em relação a este aspecto.Apesar de não ter funcionado, a revolta acabou indo por água a baixo .achei um absurdo pois desde o seculo XVIII os impostos eram super caros e a população era contra e lutavam para abaixarem.

  33. Com o texto, podemos entender que o Brasil, desde muito tempo, já passa apertos com a cobrança de impostos abisurdas ! Vemos que o povo brasileiro tem que ralar muito pra conseguir ganhar a vida, e mesmo assim, boa parte do dinheiro que recebe é para os impostos.. E mesmo assim, os impostos nao estao tendo o retorno que deveria !

  34. Rafael Hudson 9ºb disse:

    como vemos a cobrança de empostos vem de muito antes,desde a inconfidencia mineira,que foi uma luta para rabaixar esses impostos absurdos que nunca foram a favor para a populaçao,e que nao deu muito certo,e com isso temos mais do que certeza que os impostos nao sao exatamente justos e nunca foi,e com isso devemos luta como na inconfidencia mineira para abaixar os impostos,mais com mais moderaçao avendo alertas para o governo como esse propio site que tanto nos informa sobre esse absurdo que si chama imposto

  35. Achei a reportagem muito interessante pois nos faz refletir que temos que nos mobilizar, protestar contra esses impostos abusivos que à decadas vem pertubando a população brasileira!Temos que tomar como exemplo os que os inconfidentes fizeram, afinal não somos obrigados á aturar isso, estamos no nosso direito de protestar pois queremos ver retorno desses altos impostos, temos que cobrar mais do governo! Como a própria reportagem nos disse : “TEMOS QUE FAZER UMA INCONFIDÊNCIA DA ERA MODERNA!”

  36. Lucca Mendonça 9º A disse:

    Com a leitura do texto acima podemos perceber que a cobrança de impostos exagerada não é algo novo, o fato de ter que entregar 20% do ouro encontrado nas minas é simplismente um absurdo. E não parou por aí, quando o ouro estava acabando, eles resolveram tirar o valor dos bens dos trabalhadores.

  37. alberto augusto bahia lopes junior n 1 turma 9A disse:

    desde a inconfidencia mineira ,a alta mudança de impostos ,que deu origem a revolta pelos seu direito ,mas ate hoje estamos na luta pela melhora de vida e de impostos a luta ainda contiunua pelos nossos direitos e cabe a nos o povo a saber dos impostos

  38. Isabela Pimentel 9 ano B disse:

    Infelizmente na época em que ocorreu a Inconfidência Mineira, as pessoas passavam por essa ”luta” contra os impostos … Tiravão sem nenhuma dó até mesmo os pertences das famílias, sendo elas pobres ou nao!
    Eu concordo com a idéia de que todos pudessem organizar uma nova Inconfidência Mineira da atualidade! Todos tem o direito de sua própria liberdade, de lutar contra os impostos abusivos que são obrigados a pagar, sem mesmo saber para onde é encaminhado o dinheiro! DIREITOS JUSTOS PARA TODOS OS BRASILEIROS!!!

  39. Hermes Vinícius - 9ºano A disse:

    Esse texto dis que a alta combrança de impostos surgiu ha muito tempo atraz, na inconfidencia mineira que vem sendo cobrada desde o seculo XVIII.
    Na minha opinião, os impostos deveriam ser mais baratos para quem não tem condiação de pagar e mais caros para quem tem condiação de pagar,pois tem gente mais pobre que gasta seu dinheiro todo pagando impostos, não sobrando nem para se alimentar.

  40. Barbara Daros 9 ano B disse:

    Como lemos no texto acima, os brasileiros vem lutando contra a cobrança de impostos a muito tempo.
    Como prova disso, foi dito no texto que 20% do lucro do ouro era retirado e enviado aos cofres portugueses em forma de impostos … Ninguém podia fazer nada. Até que veio o movimento da Inconfidência Mineira que infelizmente não deu em nada. Por esses e outros motivos, concordo plenamente que seja criado um novo movimento ”Inconfidência Mineria moderna” .Poia se pelomeno alguns estão cientes de que os impostos são extremamente caros e são injustiçados porisso, poderiam montar um grande protesto e lutar pelos seus direitos… todos juntos!

  41. É muito importante que a população brasileira saiba sobre a Inconfidência Mineira, pois é uma forma direta de mostrar que temos que agir para que essa injustiça seja desfeita. Pois a única maneira de atingir o governo é por meio de mobilizações populares, principalmente mobilizações como o dia da liberdade de impostos. O texto mostra que já faz tempo que isso acontece no Brasil, por isso é necessário que haja uma inconfidência BRASILEIRA que acabe com a injustiça e a corrupção nos dias atuais.

  42. Laura Paulinelli 9º A disse:

    Após ler o texto acima, pude perceber que o problema da alta carga tributária no Brasil não é de hoje não, e sim de muito tempo atrás, desde a Inconfidência Mineira. O texto mostra que, desde esta época, os brasileiros lutavam contra os impostos abusivos e queriam liberdade. Então por que não encontramos uma solução para acabar com este problema que enfrentamos no Brasil a mais de 220 anos atrás?

  43. Daniel Henrique Borges Domingues 9 ºB disse:

    De acordo com o texto,vimos que a cobrança de impostos vem sendo usada desde o seculo XVIII,e desde entao o povo vem sendo explorado.Acho que a sociedade tem que se organizar e fazer um protesto para que os impostos sejam bem usados.
    O povo brasileiro tem que lutar pelos seus direitos,o povo tem que ver para onde vai o dinheiro pago por eles,acho que esta na hora de lutarmos pelo nosso direito e motrarmos que evoluimos desde a epoca da incofindencia mineira.

  44. Helena Dell'Isola 9º B disse:

    Com esse texto podemos perceber que a cobrança abusiva de impostos é um problema antigo no Brasil que já deveria ter sido resolvido. Acredito que a cobrança de impostos em si não é o pior fator mas sim, pra onde esse dinheiro vai e, principalmente, não termos o resultado dos impostos pagos e ainda termos que conviver com a corrupção dos governantes. Se o governo nos desse bons serviços públicos como segurança, saúde, educação, etc, pagariamos impostos sem a sensação de estarmos sendo explorados.

  45. Luíza Figueiredo Nascimento 9 ano B disse:

    Como podemos ver, a cobrança exagerada de imposto não é coisa da atualidade, os preços abusivos de impostos são combrados desde a Inconfidência Mineira, porém naquela época a população teve a idéia de se “juntarem” para fazerem um movimento, contra os impostos e a melhoria de vida da população. Um novo movimento para a melhoria de vida da população e a diminuição do preço exagerado do imposto , poderia ser uma boa idéia para conscientizar os políticos a pensarem mais na qualidade de vida da população.

  46. Víctor F. do Valle (9 B) disse:

    A partir do texto compreendemos então que o abuso na cobrança de impostos vem acontecendo desde muito tempo atrás e que desde sempre também o brasileiro foi relutante.
    Mas o que falta também da parte do brasileiro é a prática. De que adianta ficar reclamando sobre como os impostos são altos se não lutamos para que o governo abaixe o custo ou que a aplicação seja feita corretamente?

  47. Lucas T. Chateaubrind disse:

    As pessoas reclamam dos impostos serem altos, mas elas não enxergam que esse dinheiro pode estar sendo utilizado da maneira correta. Os impostos na época da colônia não tinham o fim de que o dinheiro fosse utilizado na melhoria das condições de vida do Brasil, mas sim para o enriquecimento do governo português. Para eles nos éramos apenas “um bando de macacos ´´ . Éramos uma colônia que Portugal só queria explorar nossas enormes riquezas naturais. A Inconfidência serviu não só para nos livramos dos impostos, mas também da escravidão financeira. Hoje os impostos são altos, mais visa o melhor para a sociedade brasileira. O nosso maior problema hoje são os corruptos que querem só se dar bem, e para isso viram políticos e desviam a verba que pagamos para os seus jatinhos e pizzas com caviar. O que o Brasil precisa hoje não é uma reforma tributaria, mas sim pessoas que sabiam administrar o País de uma forma justa e competente, sem robalheras. Só desse modo o País vai para frente

  48. Alice Laterza 9B disse:

    É triste pensar que desde o século XVIII a cobrança de impostos era abusiva, mas é bom saber que temos força para lutar contra essa exploração que vem através de impostos cobrados de diferentes formas. A Inconfidência Mineira representou a força do povo, mostrando que podemos mudar a realidade hoje vivida, marcada pela cobrança de impostos excessivamente caros.

  49. Ana Flávia Mourão-9 b disse:

    O texto nos mostra, que a cobrança de impostos existe há tempos, mas, felizmente, hoje em dia ela não é tao absurda quanto antes. É triste saber que o dineiro que era para ser usado em benefícios, vai parar na mão de poucos. Felizmente temos e sempre tivemos condições de lutar pelos nossos direitos, e espero que essa luta aconteça em breve.

  50. Lucas Pimenta 9º Ano B disse:

    Me impressionei ao saber que desde muito tempo a cobrança de impostos vem sendo cobrado com altos valores e que toda a população, sendo rica ou pobre paga e ainda continua assim nos dias de hoje. Seria bom uma Inconfidência Mineira para que a população possa se manifestar opinando e mostrando se estão satisfeitos ou não com os impostos no Brasil, acho que e o povo brasileiro tem que lutar para conseguir que os impostos cheguem a um preço menor se é isso que eles querem.

  51. Isabella Cacique 9°b disse:

    O texto comenta como a cobrança de impostos existe ha muito tempo, que antigamente sabiamos exatamente onde ia parar todo o dinheiro arrecadado pelos portugeses de toda a população, e que hoje em dia o dinheiro ganhado pelo governo através de impostos é praticamente todo desviado pelos políticos que governam o país. Mas mesmo assim era cobrado de forma completamente abusiva, e raramente ia parar nas mãos do povo.

  52. Ana Beatriz Mesquita - 9° ano B disse:

    Lendo o texto podemos perceber que apesar das mudanças spfridas pela sociedade o imposto sempre existiu e a população sempre lutou para tornar a cobrança de impostos mais justa.

  53. Bernardo Guerra 9º A disse:

    Após ler o texto percebi que não é uma coisa recente, e que o nosso país não cresceu desde aquela época até agora significativamente. O nosso país precisa crescer mais e mais a cada dia para ser satisfatório para todas as classes econômicas, mas para isso precisamos de políticos não só “bons” mas concientes.

  54. Bruno Belém disse:

    O texto mostra que Minas possui os impostos caros a muito tempo, que antigamente o dinheiro era usado corretamente para o bem da populaçao, e hoje em dia não, o dinheiro é usado particularmente por alguns politicos corruptos que so pensam neles.

  55. Henrique Agostini 9ºB disse:

    Lendo a reportagem acima, podemos tirar a conclusão que do século XVIII até hoje os impostos só estão aumentando. Se naquela época 20% era um absurso para a população, imaginem hoje que os impostos passam dos 40%. Deveriamos sim fazer a “Inconfidência Mineira da era moderna” para que talvez os impostos abaixem.

  56. Apartir da reportagem acima percebi como os impostos atualmente sao abusivos,alguns anos atras 20 % era abuso hoje ja chegam aos 40% ,e cada vez so vai aumentano ,por isso acredito que apartir “Inconfidência Mineira da era moderna” poderemos ter um melhor pais com impostos mais justos.

  57. Theo Menezes 9°b disse:

    acho que como na inconfidência mineira o povo deve parar de apenas reclamar e agir e precionar o governo para que usem o dinheiro arrecadado com os impostos em serviços públicos como o reparo de estradas, construção de hospitais e escolas fora as obras e reformas nas cidades. o povo não deve tentar acabar com os impostos pois eles são essenciais para o desenvolvimento do país e não são tão radicais como os da época do Brasil colonial que ia todo para portugal e não ficava nada no brasil.
    ***Cristiano estou comentando só agora porque fui para o intersagrado e nao fui na aula segunda, so vi que tinha que comnetar agora

  58. Larissa Franco - 9° A disse:

    Como teve a Inconfidência Mineira para lutar contra o quinto que era o imposto cobrado na época, hoje deveriamos fazer uma Inconfidência Brasileira contra os valores abusivos dos impostos.

  59. Fernando Scarpelli 9ºA disse:

    Um povo nunca deve se conformar com o errado, deve assim como os inconfidentes protestar, e agir contra tais problemas, no nosso atual caso são os impostos, e mais do que nunca devemos nos mobilizar e agir.

  60. Arthur Cordeiro disse:

    Acho que as pessoas que estão insatisfeitas com a cobrança de impostos devem agir. Não adianta ficar apenas reclamando. Porem é necessário realmente compreender a atual situação do país para que as mudanças propostas possam ser feitas.

  61. Matheus Giuliano Giovanini 9° Ano A disse:

    Até muito tempo atráz, o Brasil já pagava muito de imposto(todo o ouro achado, 20% era para a coroa portuguesa).Aqueles que eram pegos com ouro não quintado sofria duras penas, podendo até ser enviado a força para o território africano.Esses metodos usados pelos portugueses na minha opinião foi muito errado,pois as pessoas precisavam desse ouro para sobreviver,e grande parte dele ia para os portugueses.O povo tinha que exigir o uso desse dinheiro para o bem da população.

  62. Giovanna Masci 9 a disse:

    O Brasil já vem sofrendo com a cobrança de impostos desde a época do Brasil colonia.Ou seja,o grande descontentamento da população com o governo vem desde o passado.O Brasil deve mudar essa postura de grandes cobranças de impostos, já que parte desse dinheiro não e ”visto” pela sociedade.

  63. Amanda Miranda- 9°ano A disse:

    Essa reportagem,eu achei muito interessante pois ela nos mostra que a cobrança de impostos altos como os de hoje ja vem sendo cobrados a muito tempo e que assim como nós nos dias atuais tem tido grandes reclamaçoes ,murmurios etc.Grande parte da populaçao nao sabe para onde vai o imposto arrecadado.acho que o brasil deveria mudar essa postura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s